Identificação de Oportunidades Internacionais: Estudo de Caso Zeedog

Autores

  • Vitor Pires dos Santos COPPEAD/UFRJ
  • Renato Cotta de Mello COPPEAD/UFRJ
  • Ana Carolina Beltrão dos Santos Silva IBMEC BUSINESS SCHOOL

Palavras-chave:

Oportunidades internacionais. Identificação de oportunidades. Exploração de oportunidades. Internacionalização. Empreendedorismo internacional

Resumo

O presente estudo tem, como objetivo, analisar o processo de identificação e de exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira atuante no mercado pet - a Zeedog - na implementação da sua estratégia empresarial de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único, e o levantamento das informações foi realizado por meio de entrevistas em profundidade e de pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que as dimensões capacidade empreendedora, acesso a recursos e capital social analisados no caso Zeedog foram fundamentais no processo de aprendizado e de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais. Isto garantiu à empresa não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior com seus produtos de conceito e design diferenciados para o mercado internacional de acessórios pet.

Biografia do Autor

Vitor Pires dos Santos, COPPEAD/UFRJ

Vitor Pires dos Santos é Doutorando em Administração pelo Instituto COPPEAD-UFRJ, Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Candido Mendes - UCAM-RJ e Graduado em Administração e em Ciências Contábeis. Profissional com mais de 18 anos de experiência docente e 10 anos de experiência nas áreas de Marketing e Gestão Educacional de IES. Professor dos cursos graduação, pós-graduação e In Company da ESPM-RJ, onde atua também como pesquisador, e de graduação, programas executivos, parcerias e In Company do IBMEC-RJ. Professor visitante dos programas executivos Estação Business School-PR e da HSM Educação-SP. Atua também como consultor, tendo desenvolvido trabalhos em empresas como Petrobras, BR Distribuidora, Souza Cruz, Glaxo SmithKline, Kraft Foods, Frimesa, Cooperativa Lar, TIM e Cervejaria Petrópolis. Sua pesquisa tem como foco a internacionalização de empresas, empreendedorismo internacional e identificação de oportunidades internacionais. Seus interesses para ensino incluem: Marketing, Estratégia Empresarial, Marketing Internacional, Negócios Internacionais, Branding e Canais de Distribuição.

Renato Cotta de Mello, COPPEAD/UFRJ

Pós-doutor pela Ohio University (2010), doutor em Engenharia da Produção pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia (COPPE) da UFRJ (2009) e mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ (1981). Atualmente é professor concursado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Instituto Coppead de Administração, onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Internacionalização de Empresas (NuPIn) desde 2009. É editor para América Latina do periódico Academia. É coordenador do projeto de pesquisa "Simulações Didático-Analí­ticas: usos estratégicos dos jogos na gestão pública de defesa", que envolve parceria e intercâmbio de discentes e docentes, a produção cientí­fica em cooperação, a organização de eventos e demais objetos de interesse comum a todos os parceiros envolvidos na execução dos objetivos constantes do projeto. Tem experiência na condução de projetos e estudos nas áreas de planejamento estratégico e marketing, com ênfase em Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, estratégia, estudos de casos e internacionalização de empresas. É consulltor Ad Hoc da FAPERJ.

Ana Carolina Beltrão dos Santos Silva, IBMEC BUSINESS SCHOOL

Graduada em Administração pelo Ibmec Business School em 2016.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

dos Santos, V. P., de Mello, R. C., & dos Santos Silva, A. C. B. (2017). Identificação de Oportunidades Internacionais: Estudo de Caso Zeedog. Revista ADM.MADE, 21(2), 30–47. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/3141

Edição

Seção

Artigos