Sobrecarga de Informação no Processo Decisório: o Papel da Motivação Epistêmica na Resposta Individual

Autores

  • AnaFlávia Andrade Avelino FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO - FAESF
  • Mauri Leodir Lobler Universidade Federal de Santa Maria
  • Viviane Flaviano Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Motivação epistêmica, Sobrecarga de Informação, Satisfação e/ou confusão

Resumo

Este estudo teve, como objetivo, verificar a influência da motivação epistêmica no processo decisório. Foram abordados os temas processo decisório, sobrecarga de informação, motivação epistêmica, quantidade de informações, satisfação e confusão. Para atingir o objetivo proposto, uma tarefa foi desenvolvida para que fosse possí­vel estudar múltiplos objetivos em múltiplos cenários, com e sem o auxí­lio de um sistema multicritério de apoio à decisão. Realizou-se pesquisa experimental em laboratório de simulação de compra de uma garrafa de vinho para consumo próprio, utilizando-se contexto com múltiplas alternativas e critérios, com 29 sujeitos separados em três grupos experimentais, de acordo com a quantidade de atributos e de alternativas. Com relação à motivação epistêmica, os achados não revelaram diferenças significativas entre as distribuições das escolhas feitas de acordo com as diferentes condições motivacionais. A discussão dos resultados revela que, quando confrontados com informações complexas, todos fazem o esforço necessário, independente de serem altos ou baixos na motivação epistêmica. Destaca-se, porém, que esse tópico carece de aprofundamento maior.

Biografia do Autor

AnaFlávia Andrade Avelino, FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO - FAESF

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de Sistemas, Estruturas e Pessoas (2015). Especialista em Gestão de Pessoas pelo Instituto de Estudos Empresariais - IEMP (2012). Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO - FAESF (2009). Atualmente Coordenadora e professora do Curso de Administração da Faculdade de Educação São Francisco - FAESF.

Mauri Leodir Lobler, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2014 é Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM de 2006 a 2014. Coordenador do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria no perí­odo de 1997 a 1999 e de 2005 a 2006. Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM no perí­odo de 1999 a 2001. Já participou de mais de oitenta projetos de pesquisa, ensino e extensão com a temática em decisão, informação, administração e sistemas de informações. Lí­der do Tema 06 - Processo Decisório e Sistemas de Apoio í  Decisão (SAD) ? da área de ADI - Administração da Informação da ANPAD. Participante em três grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de pesquisa Sistemas e Mercado. Instituição:UFSM; Grupo de pesquisa: Tecnologias da Informação e Decisão. Instituição:UFSM. Grupo de Pesquisa em Tomada de Decisão. Instituição:PUCRS; Avaliador de artigos da REAd (Revista Eletrônica de Administração editada pelo PPGA/EA/UFRGS), da Revista Brasileira de Gestão de Negócios, do International Journal of educational Administration and Policy Studies e da JISTEM (Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação), dentre outros

Viviane Flaviano, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2012), Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014).Doutoranda em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria , inicio em jun/2016.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Avelino, A. A., Lobler, M. L., & Flaviano, V. (2017). Sobrecarga de Informação no Processo Decisório: o Papel da Motivação Epistêmica na Resposta Individual. Revista ADM.MADE, 20(3), 1–21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/3006

Edição

Seção

Artigos