Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas "Voadoras": Um Estudo Exploratório sobre uma Comunidade de Amantes do Opala

Autores

  • Georgiana Luna Batinga PUC Minas
  • Matheus Lemos Andrade PUC Minas
  • Marcelo de Rezende Pinto PUC Minas
  • Bruno Medeiros ssimos PUC Minas

Palavras-chave:

comunidade de marca, fidelidade à marca, CCT, amantes de marca.

Resumo

O presente trabalho refere-se a um estudo exploratório, de cunho interpretativista, realizado em uma comunidade de marca, cujos membros se autodenominam de amantes do automóvel Opala. A pesquisa foi realizada a partir de uma experiência etnográfica, que levantou evidências por meio da observação participante, de entrevistas abertas e de notas de campo. Analisados de acordo com a análise de conteúdo, os depoimentos trouxeram visões polissêmicas e valiosas, permitindo enxergar conteúdos e visualizá-los nos campos objetivo e simbólico. O presente trabalho pode ser considerado inacabado, pois o artigo não consegue expressar a riqueza e profundidade de todos os aspectos revelados pelo campo, que envolvem, definem e configuram a comunidade e a dinâmica de relações estabelecida entre seus membros. Dessa forma, os autores elegeram alguns trechos dos achados, a fim de aqui discuti-los.

Biografia do Autor

Georgiana Luna Batinga, PUC Minas

Doutoranda em Administração na Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro Universitário UNA (2011), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2014) e Graduada em Administração (Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais - 2008). Atualmente participa do Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade (GEMACONS) da PUC Minas, do Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade (NOSS) e do Grupo de Estudos sobre Narrativas de Si em diversos Corpora e Suportes (NARRAR-SE), ambos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente trabalha com pesquisas nas áreas de consumo de produtos financeiros, violência financeira, super endividamento do consumidor; cultura do consumo, Consumer Culture Theory (CCT) e Transformative Consumer Research (TCR). Faz pesquisas sobre história oral, história de vida e narrativas de vida que se manifestam em diferentes gêneros/suportes textuais (impressos e digitais).

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Batinga, G. L., Andrade, M. L., Pinto, M. de R., & ssimos, B. M. (2017). Esses Homens Maravilhosos e suas Máquinas "Voadoras": Um Estudo Exploratório sobre uma Comunidade de Amantes do Opala. Revista ADM.MADE, 20(2), 41–55. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2967

Edição

Seção

Artigos