Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares e a vulnerabilidade do consumidor

Autores

  • Rosana Oliveira da Silva Unigranrio
  • Denise Franca Barros Unigranrio
  • Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia UERJ

Palavras-chave:

Suplementos Alimentares, Vulnerabilidade do Consumidor, Estudos de Consumo.

Resumo

Em 2016, a categoria nutrição esportiva alcançou vendas de R$ 793 milhões no Brasil, 10% a mais do que em 2015. Entre outubro de 2014 e março de 2015, os suplementos alimentares foram consumidos por 54% dos brasileiros e, estima-se que, em 2020, suas vendas alcancem R$ 1,1 bilhão. No entanto, cabe indagar se a compreensão dos consumidores sobre estes produtos avança na mesma proporção. O aumento do consumo é sinal de alerta, já que pesquisas recentes indicam doenças associadas ao uso indevido de suplementos alimentares, como problemas renais e hepáticos, disfunções metabólicas, alterações cardí­acas e neurológicas. O suplemento mais utilizado é o whey protein, responsável por 60% das vendas da categoria, tendo os jovens como principais consumidores. O presente artigo teórico tem, como objetivo, discutir a condição de vulnerabilidade do consumidor frente às condições macromercadológicas que levam à popularização dos suplementos alimentares. Tendo seu consumo avançado para além dos chamados atletas de elite, depreende-se estar diante de consumidores confiantes demais, que pensam saber mais do que realmente sabem - e que, portanto, podem ser considerados consumidores vulneráveis.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Silva, R. O. da, Barros, D. F., & Gouveia, T. M. de O. A. (2017). Eu tenho a força! A popularização do consumo de suplementos alimentares e a vulnerabilidade do consumidor. Revista ADM.MADE, 21(1), 34–50. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2955

Edição

Seção

Artigos