Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil

Autores

  • Flavia Braga Chinelato Universidade FUMEC
  • Fabrício Ziviani Universidade FUMEC

Palavras-chave:

Internacionalização do Ensino. Stricto Sensu. Administração. Pós- Graduação

Resumo

A teoria da internacionalização é muito aplicada a empresas, entretanto é possí­vel empregá-la também em outras áreas, como a de ensino. Com o crescimento da competitividade, as universidades precisam ampliar seu campo de atuação, e a internacionalização pode ser uma importante estratégia para auxiliá-las nesta tarefa. Enfocando os programas de pós-graduação stricto sensu em Administração avaliados no triênio 2010-12 com notas 6 e 7 pela CAPES - os únicos considerados com elevado grau de internacionalização - a presente pesquisa verifica em que medida o grau de internacionalização desses programas reflete seu desempenho geral. O método utilizado é a de métodos múltiplos, sendo que, para a construção do banco de dados, foram extraí­das informações do site da CAPES e de currí­culos Lattes. Verificou-se que não há uma padronização na maneira como os programas informam suas ações de internacionalização, e que não há um elevado alcance de cumprimento de todos os indicadores de internacionalização propostos pela CAPES. No total, os quatro programas alcançaram apenas 10 dos 14 indicadores propostos pela CAPES, o que corresponde a 71,5% dos indicadores.  

Biografia do Autor

Flavia Braga Chinelato, Universidade FUMEC

Doutoranda em Administração. Mestrado em Administração na Universidade FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Gestão de Logí­stica e Produção e Gestão de Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Professora de pós-graduação, cursos de extensão e curta duração. Orientadora de trabalho de conclusão de curso nos cursos de pós-graduação. Profissional certificada pelo Instituto Cervantes (Espanha) no ano de 2009 com espanhol ní­vel Superior. Experiência na área de Comércio Internacional, gestora dos projetos de exportação de ferramentas manuais e café gourmet, com diversas participações em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais com Alemanha, Argentina, Canadá, África do Sul entre outros. Articulista sobre temas de marketing, logí­stica e comércio exterior. Vivência internacional no Peru.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espí­rito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Executivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui quatorze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Atua principalmente nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

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Publicado

2017-03-22

Como Citar

Chinelato, F. B., & Ziviani, F. (2017). Internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração no Brasil. Revista ADM.MADE, 20(2), 1–22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/2379

Edição

Seção

Artigos