Feliz sobriedade: Uma conduta ética e cidadã viável em Paris ?

Autores

  • Guilherme de Sá Pavarini Raj UFRJ
  • Alda Rosana Duarte de Almeida UFRJ

Palavras-chave:

Comunicação socioambiental, Pierre Rabhi, Feliz sobriedade, Marketing sustentável, Sociedade de consumo.

Resumo

A contemporaneidade é sinônimo de efemeridade, de mal-estar social e de devastação natural. É neste contexto que surgem o princí­pio de desenvolvimento sustentável e as ideias de Pierre Rabhi. Convicto de que esta é a principal solução para os problemas das civilizações contemporâneas, Pierre Rabhi promove os valores da corrente filosófica intitulada feliz sobriedade, da agroecologia e do desenvolvimento sustentável, por meio de sua literatura e do trabalho de diversas organizações cofundadas por ele, na França e na África do Norte. Neste artigo, busca-se uma melhor compreensão de como a estratégia de comunicação e de Marketing desenvolvida pelo Movement Colibris - uma das organizações fundadas por Pierre Rabhi - transforma, ou não, o comportamento socioecológico de moradores de centros urbanos, como Paris. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com uma seleção de moradores da capital francesa, possibilitando análise mais detalhada deste fenômeno. Observou-se que, em uma cidade como Paris, onde a modernidade lí­quida marca território, a comunicação e o Marketing de Pierre Rabhi e de suas associações encontram diversas barreiras e dificuldades.

Biografia do Autor

Guilherme de Sá Pavarini Raj, UFRJ

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da UFRJ. Durante a graduação, fez intercambio na Université Lumií¨re de Lyon. Hoje trabalha no Moviment Colibris na França.

Alda Rosana Duarte de Almeida, UFRJ

Professora Adjunta da Escola da Comunicação da UFRJ (ECO/UFRJ). Doutora em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Administração, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP); mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE-FGV; pós-graduada em Gestão Empresarial pela COPPEAD-UFRJ e Arquiteta pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro. Tem experiência tanto acadêmica quanto profissional nas áreas de administração, com ênfase em Marketing. Atua em pesquisas na área de marketing de serviços e comportamento do consumidor, mais especificamente na análise de construtos para entendimento de relações relevantes aos estudiosos de marketing.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Raj, G. de S. P., & Almeida, A. R. D. de. (2017). Feliz sobriedade: Uma conduta ética e cidadã viável em Paris ?. Revista ADM.MADE, 21(1), 51–72. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1770

Edição

Seção

Artigos