Aprendizagem e Capacitação Tecnológica em Empresas de Economias em Desenvolvimento

Autores

  • Virgilius de Albuquerque
  • Ana Lucia Malheiros Guedes

Palavras-chave:

capacidade tecnológica, aquisição e conversão de conhecimento, capacidades dinâmicas, conhecimento tácito, processos de aprendizagem.

Resumo

Desenvolvimento

Tradicionalmente, o estudo dos impactos tecnológicos na economia e na organização era direcionado para os efeitos do progresso tecnológico no desenvolvimento econômico e na competitividade da firma. A tecnologia era considerada um insumo de produção. De fato, a tecnologia era reificada. A emersão de uma doutrina acadêmica que renegava as concepções nomológicas da economia e da administração, acolhendo a incerteza e a entropia no cenário da indústria, propiciou o desenvolvimento de uma nova abordagem para o estudo da firma. Alinhada com as evidências empí­ricas, a teoria evolucionista criou o caminho para o estudo não reducionista da tecnologia. Inicialmente, a literatura foi desenvolvida nos paí­ses industrializados para estudar a manutenção das competências tecnológicas das empresas que detêm liderança de mercado e de inovação. O reconhecimento da firma como um sistema - no qual a tecnologia está impregnada nas rotinas organizacionais, nos capitais fí­sico e humano e nos produtos e serviços - tornou anacrônica a visão reducionista da tecnologia. Posteriormente, adveio literatura complementar, cujo centro de análise é a acumulação de conhecimento para engendrar capacidade tecnológica. Essa literatura cobre uma lacuna, pois os estudos então existentes não apontavam soluções para firmas nascentes ou localizadas em paí­ses em desenvolvimento em busca de competências tecnológicas. A aprendizagem organizacional e o reconhecimento de que os processos e os mecanismos organizacionais devem ser internalizados dentro da empresa, com a valorização da dimensão tácita do conhecimento, constituí­ram a maior contribuição dessa corrente. A base de sustentação e de desenvolvimento da firma em um contexto mercadológico caracterizado por mudanças dinâmicas é a aprendizagem organizacional direcionada para a inovação tecnológica.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

de Albuquerque, V., & Guedes, A. L. M. (2011). Aprendizagem e Capacitação Tecnológica em Empresas de Economias em Desenvolvimento. Revista ADM.MADE, 15(2), 1–28. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/160

Edição

Seção

Artigos