COMPRADORAS COMPULSIVAS: MOTIVAÇÕES, HÁBITOS E EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO

Autores

  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa PUC-Rio
  • Daniel Kamlot PUC-Rio; ESPM/RJ; EBAPE/FGV
  • Sabrina Corredor Cunha Barbosa Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero

Palavras-chave:

Consumo, Consumo Compulsivo, Comportamento do Consumidor, Processo de Compra, Devedores Anônimos

Resumo

O presente trabalho analisou o discurso de mulheres diagnosticadas clinicamente como compradoras compulsivas a fim de identificar caracterí­sticas do comportamento de pessoas que consomem mais do que sua situação permite. Para tal, foram realizadas 18 entrevistas em profundidade com frequentadoras do grupo de apoio Devedores Anônimos (DA) do Rio de Janeiro, com ênfase nas suas motivações, hábitos e experiências. Tais entrevistas foram posteriormente submetidas ao método de análise do conteúdo. Os resultados indicam que há predileção por comprar itens de vestuário, que as compulsivas têm noção dos problemas causados por seu comportamento, que preferem ir às compras sozinhas e que não se planejam para comprar. Adicionalmente, as entrevistadas parecem passar por um "processo de negação" dos efeitos nocivos de seu comportamento, evidenciado pela incongruência de relatos sobre a vergonha de serem compradoras compulsivas. Quanto aos problemas que as compras compulsivas acarretam, os resultados obtidos se coadunam com a literatura a respeito do tema, especialmente em se tratando da preocupação com questões financeiras, como a falta de controle nos gastos e as dí­vidas decorrentes desse descontrole.

Biografia do Autor

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, PUC-Rio

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguí­sticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguí­stica e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

Daniel Kamlot, PUC-Rio; ESPM/RJ; EBAPE/FGV

Doutor em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, possui mestrado em Administração de Empresas pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia de Computação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor/pesquisador da Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro, da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da EBAPE/FGV. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, propaganda, marcas, varejo e marketing social. Possui inglês e português fluentes e espanhol avançado.

Sabrina Corredor Cunha Barbosa, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero

Graduada em Administração de Empresas pela PUC-Rio

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Pessôa, L. A. G. de P., Kamlot, D., & Barbosa, S. C. C. (2016). COMPRADORAS COMPULSIVAS: MOTIVAÇÕES, HÁBITOS E EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO. Revista ADM.MADE, 20(1), 36–56. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1489

Edição

Seção

Artigos