Ateliê Fotográfico: o exercício da imaginação, da criatividade, da expressão pessoal e do pensamento crítico por meio da criação e análise de fotografias
Palavras-chave:
fotografia, educação, criatividade, imaginação, economia-criativaResumo
O objetivo desse artigo é analisar como o aprendizado da leitura e da prática fotográfica pode contribuir para que estudantes do ensino médio resolvam problemas por meio da criatividade. Para isso, examinamos os relatos dos dois ciclos do Ateliê Fotográfico – que foi a pesquisa de campo realizada para a dissertação “Ateliê Fotográfico: o efeito do ensino-aprendizagem de fotografia na liberação das forças criativas” – para fornecer uma solução educacional que possa ser somada a outras com o propósito de articular o sistema educacional e a economia criativa. Partindo de pesquisas bibliográfica e exploratória, tencionamos identificar a vinculação entre economia criativa, fotografia, educação, imaginação, expressão e criatividade. Utilizamos como referencial pesquisadores da economia criativa, como Landry e Florida; autores que discutem a configuração do mundo do trabalho, como Araya e Peters e a arte educadora Ana Mae Barbosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.