A Influência da Personalidade Proativa e da Iniciativa Pessoal no Job Crafting em um Banco Público Brasileiro

Autores

  • Morgana Monica Pereira de Freitas MADE - UNESA
  • Marcus Brauer Gomes
  • Isabel de Sá Affonso da Costa
  • Ettore Oriol

Palavras-chave:

Job-crafting, Personalidade proativa, Iniciativa pessoal, JCS, COVID-19

Resumo

O sistema bancário, em incessante busca por lucros, sujeita seus funcionários a estresses psicológicos, fí­sicos e emocionais. Uma das formas de minimizar estas consequências danosas é o job crafting (JC): um processo voluntário, instintivo e autoiniciado de ressignificação do trabalho. Pessoas com tendência a tomar iniciativa, agir e perseverar são consideradas portadoras de personalidade proativa (PP) e trabalhadores orientados para a ação são tidos como pessoas com iniciativa pessoal (IP). Esta pesquisa avaliou a influência de PP e IP em JC no Banco X utilizando MEE-MQP, WarpPLS 7.0 e três escalas: Job Crafting Scale (JCS), Proactive Personality Scale  - escala de Personalidade Proativa (PPS) e escala de Iniciativa Pessoal (IP). A análise estatí­stica n = 553 revelou: correlação positiva de PP e IP em relação a JC (PP â" "™ JC = .22; p <.01 e IP â" "™ JC = .50; p <.01), R² = .45 e Q² = .45, resultando na não rejeição de H1 e H2 (PP e  IP antecedentes de JC, respectivamente). Os resultados destacam a necessidade de incluir variáveis demográficas moderadoras na JCS, a importância da estabilidade no emprego, de incentivos a escolarização, do encarreiramento, da força da cultura organizacional e do JC na adaptação aos desafios apresentados pela COVID-19. 

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

Freitas, M. M. P. de, Gomes, M. B., Costa, I. de S. A. da, & Oriol, E. (2022). A Influência da Personalidade Proativa e da Iniciativa Pessoal no Job Crafting em um Banco Público Brasileiro. Revista ADM.MADE, 25(3), 78–94. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/10952

Edição

Seção

Artigos