Autopresente e Arrependimento na Compra de Torcedores de Futebol: uma Análise de Possí­veis Moderadores

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Fernando Oliveira Santini PUC-RS
  • Clecio Falcão Araujo PUC-RS

Palavras-chave:

autopresente, arrependimento, indulgência, autocontrole, impulsivo.

Resumo

A presente pesquisa avalia as dimensões formadoras do comportamento de autopresente por parte dos torcedores e seu impacto no arrependimento de compra do torcedor, além das relações moderadoras dos comportamentos de indulgência, de impulsividade e de autocontrole. Para isso realizou-se uma survey com 315 torcedores. Logo após, foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais de segunda ordem para analisar os dados coletados. Os resultados demonstraram que o ato de autopresentear no futebol está diretamente ligado com aspectos emocionais vinculados aos produtos adquiridos e, como resultado, os consumidores tendem a ter conhecimento apurado dos mesmos.

Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado na área de Gestão de Tecnologia e Inovação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professor na Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É também professor de pós-graduação do Centro Universitário La Salle e da Faculdade de Tecnologia Senac-RS. Tem quase cem artigos publicados em perí­odicos e congressos e experiência na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa quantitativa, gestão estratégica, marketing e projeto de pesquisa.

Fernando Oliveira Santini, PUC-RS

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil (2004), mestrado em Administração e Negócios pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Administração - Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade Senac além de ser Professor Visitante de diversas Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Clecio Falcão Araujo, PUC-RS

Doutorando em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela PUCRS. Mestre em Administração e Negócios com ênfase em Marketing pela PUCRS (2014). Possui graduação em Marketing pela Faculdade SENACRS (2011). Atua como Professor de pesquisa de Marketing na Faculdade SENACRS, é Pesquisador no Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação (NAGI), foi bolsista CNPq PQA 2012-2014. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Marketing Esportivo, Gestão da Experiência do Consumidor, Pesquisa Quantitativa, Meta-analise, Pesquisa Experimental, Validação de Instrumento e Pesquisas em Marketing. 

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Publicado

2015-11-24

Como Citar

Ladeira, W. J., Santini, F. O., & Araujo, C. F. (2015). Autopresente e Arrependimento na Compra de Torcedores de Futebol: uma Análise de Possí­veis Moderadores. Revista ADM.MADE, 19(2), 43–62. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/admmade/article/view/1045

Edição

Seção

Artigos